Bolas das Copas



Durante a Copa do Mundo, a competição de futebol mais importante do planeta, um objeto tem sido motivo de atenção especial dos jogadores e torcedores: a bola.

Em 1930, ano do primeiro Mundial, elas eram feitas de capotão, pesadas, fechadas com cordas que ficavam à mostra. Durante muito tempo, não tinham grandes detalhes. Mas, apartir de 1970, a evolução nos desenhos começou a ser notada e os torneios ganharam modelos oficiais. A partir de 1998, as bolas passaram a ser coloridas.

Em 2006, a Teamgeist (espírito de equipe em alemão), chamou a atenção não só pelo desenho e mudanças de formato - com 14 gomos de 2 tamanhos diferentes - mas por ser personalizada. Modelos específicos eram reservados para cada jogo, com nome das seleções, data, horário da partida e cidade impressos.

Para o primeiro Mundial de futebol realizado no continente africano, a bola oficial da competição recebeu o nome de Jabulani ("celebração" em Bantu, um dos dialetos sulafricanos). O modelo de 2010 tem 11 cores, referentes ao número de atletas em cada time, ao total de idiomas oficiais da Africa do Sul e ao número de tribos que formaram o país. Veja como foi o desenvolvimento das bolas ao longo de 80 anos abaixo.




































Imagem globo.com


Confira  também:



Um comentário:

  1. Essa Jabulani está sendo comentada... e mal comentada pelos jogadores... Vim conhecer seu blog e deixar um comentário e o convite pra visitar o meu, q apesar de ser blog de moda, tem futebol as vezes e mto marmanjo visita; o gostoso é sempre conhecer gente... Ah, adorei rever a bola da Copa de 94... A "minha" Copa pra sempre...
    http://tiabru.zip.net

    ResponderExcluir