Quartas de final decididas




A Copa da África já entrou para a história do futebol sul-americano. E também do europeu. Pela primeira vez na história das Copas, há mais representantes da América do Sul do que da Europa na fase de quartas de final. São quatro países filiados à Conmebol ainda vivos: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A Uefa tem somente três representantes: Alemanha, Holanda e Espanha. E a Áfica ainda se faz presente com a selecão de Gana.

Nas 19 Copas do Mundo da história, incluindo a atual, 14 tiveram um formato com quartas de final no sistema de mata-mata. Em 1970 foi quando os sul-americanos mais se aproximaram dos europeus, com a presença de três países nas quartas contra quatro do velho continente. Em 1934, por exemplo, todos os quadrifinalistas eram europeus.

A Europa havia tido em 1970 e em 2002 sua menor presença nas quartas de final. No Mundial do Japão e da Coreia do Sul, apenas quatro seleções chegaram às quartas de final: Alemanha, Inglaterra, Turquia e Espanha. Agora, são só três.

Na história das Copas, nunca uma seleção da Europa foi campeã fora do continente europeu. O Brasil foi o único país a conquistar Mundiais fora de seu continente, ganhando em 58 na Suécia e em 2002 na Ásia.

Por que isso está acontecendo? Nem os técnicos estão conseguindo explicar. Todos vêm com aquela frase vaga, sem muita profundidade: "os sul-americanos são muito competitivos".

Acho que a discussão é mais ampla. Passa pela altitude, à qual as seleções sul-americanas estão muito mais acostumadas. Passa também pelos gramados, duros e lentos. Na Europa, são molhados antes dos jogos, ficam mais rápidos.

O fato é que história aconteceu na África. E o debate para explicar os fatos está aberto!




Um comentário:

  1. Acho que só Brasil e Argentina passam. O Uruguai pode passar, mas Gana tem um time bom e farão um jogo equilibrado. O Paraguai não supera a Espanha. Abraço.

    ResponderExcluir