Os cartazes de todas as Copas do Mundo



Uma tradição acompanha as Copas do Mundo: a cada quatro anos, um novo cartaz é escolhido entre centenas de obras para representar o Mundial de futebol. E, assim, entrar para a história da competição.

Os posters servem para representar uma época. Não só em termos gráficos e estéticos, mas muitas vezes também o momento vivido pelo mundo. Como a tensão antes da Segunda Guerra Mundial em 38, o cartaz colocou o mundo com o campo de jogo a ser conquistado pelo jogador, e a corrida espacial em 62.

A Copa do Brasil em 1950 marcou o retorno das copas após 12 anos. A reunião dos países foi celebrada no cartaz, com bandeiras formando a meia de um jogador. E o Pão de Açucar não foi esquecido.

Os cartazes também servem para recordar o passado dos países-sedes. Caso do México, que lembrou da tradição asteca em 86. E da Itália, quatro anos depois, com o Coliseu virando estádio em 90.

Veja abaixo os 19 posters oficiais dos Mundiais. E diga no espaço destinado aos comentários: qual o cartaz mais que você considera o mais bonito?



Confira também:

Um comentário:

  1. Cartolas,

    parabéns pela postagem,
    fica difícil escolher qual cartaz mais bonito (ou melhor, qual o mais interessante).

    Mas, tenho alguns que gosto:
    o da Copa de 58 - palco do primeiro título do Brasil.
    o da Copa de 54 - quando a Alemanha surpeendeu o mundo ganhando da imbatível Hungria de Puskas, configurando o milagre de Bern.
    o da Copa de 74 - quando o mundo viu um novo jeito de jogar futebol com a Laranja Mecânica de Cruyff e a Alemanha, novamente, surpeendeu e mostrou que a lógica não tem vez no futebol.
    o da Copa de 94 - esse é especial. Primeira conquista do Brasil que vivenciei. Depois de 24 anos do Tri.
    Dentre outros.

    Abraço.
    E mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir